Tudo o que me toca vira post

IMG_4835Ontem foi um dia singular para mim. Primeiro, porque me bateu uma saudade danada da minha casa, do meu verdadeiro lar na dimensão espiritual. Às vezes, o espírito me prega essas peças. Segundo, porque presenciei, encantado, a estreia de um novo grupo de teatro em Paranavaí. Agora posso andar pelas ruas de minha cidade mais tranquilo, mais completo, amando mais essa Paranavaí – Cidade Poesia, que me dá tantas alegrias e em que as pessoas acreditam e fazem-na ainda mais poética.

Estou falando do GT Os Protagonistas, que encenou O casamento suspeitoso, de Ariano Suassuna, no “Altino”, que, a essa altura, está sorrindo de orelha a orelha, porque foi um baita de um espetáculo apresentado no nosso santuário, o qual ele empresta seu nome.

Quando, em 1991, me envolvi com essa droga que é o Teatro, pois é a única que eu vou admitir na minha vida… Droga no sentido de viciar, não ter como ficar sem. É como a endorfina para o corredor. Não dá para ficar muito tempo sem boas doses e, às vezes, doses cavalares. O teatro é assim, aliás, a arte em toda sua amplitude e essência. Quem já foi tocado por ela sabe do que estou falando.

Onde eu estava? Ah, sim! Na década de 1990. De lá para cá assisti a muitos trabalhos e vi grupos se formarem também. Senti a mesma emoção que senti no século 20 ao ver todos os atores interpretando com a alma.

IMG_3795Citar nomes é reduzir. Todos foram excelentes e, ao meu ver, quem estava sintonizado na mesma frequência, naquele auditório, voltou para casa melhor do que quando entrou. E isso ao preço absurdamente ridículo de cinco reais!

Voltar para casa, talvez até curado de uma possível tristeza, depressão, animalidade, algum rancor, por apenas cinco reais? É para aplaudir de pé, Teatro!

Digo isso porque, infelizmente, muitos só vêm pro “Altino” quando os atores estão na grande mídia. É como a música. Quando me indagam se ouço determinada rádio, eu respondo: “Ouço meus Cd´s.” Neste caso, “assisto aos meus amigos artistas que são tão bons quanto os que estão junto aos mercenários da pena e do vídeo.”

IMG_5022

Enfim, vida longa e sublime ao GT OS PROTAGONISTAS!

Em honra a Baco! Evoé!

FOTOS

Para ver as fotos no Facebook, clique aqui.

Para baixar em alta resolução, clique aqui. (Uma dica para salvar todas de uma vez é ir em “Ações de Pasta” – “Baixar pasta”).

Sobre Amauri Martineli

Acho que vou escrever sobre mim depois...
Esse post foi publicado em Aconteceu e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

