Modelo de projeto para Lei Rouanet

Muitas pessoas me procuram solicitando um MODELO DE PROJETO para captação de recursos, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a famosa Lei Rouanet, nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991.

Fiz alguns projetos, já captei os recursos e todos estão com as devidas contas prestadas e aprovadas pelo Ministério da Cultura.

Não os faço mais através da referida Lei. O modelo que disponho é de quando eu fazia, mas, dá pra ter uma base, para aqueles que precisam de um norte para iniciar o processo.

Lembro que agora tudo mudou, antes mandávamos pelos Correios, agora é pela web mesmo. Lembro ainda que o que segue é um modelo, para se ter um embasamento da coisa. É ruim a gente começar do zero. Então a minha colaboração disponibilizando um modelo da “Solicitação de Apoio a Projetos” e “Orçamento”.

Informações muito úteis estão no próprio site do Ministério da Cultura.

Faça o download dos modelos clicando aqui.

Boa sorte!

Sobre Amauri Martineli

Acho que vou escrever sobre mim depois...
Esse post foi publicado em Lei Rouanet. Bookmark o link permanente.

100 respostas para Modelo de projeto para Lei Rouanet

  1. Rodrigo d'Sales Monteiro disse:

    Muito bom!
    Você escreveu que “…não faz mais através da referida Lei”, agora está fazendo de que forma?

    Grande abraço.

    Paz…

    • Oi Rodrigo! Obrigado pela visita. Eu não faço mais através da Lei Rouanet porque na cidade onde moro não existem muitas empresas aptas a patrocínios, uma vez que seu regime tributário deve ser a opção pelo lucro real. Na realidade existe só uma.
      Portanto parei, por enquanto, poderia continuar, buscando captação em outros centros, mas não quero. Faço mais quando são editais que não precisam captar recursos, como os da Funarte, sobre doação de equipamentos de iluminação cênica, que é o último em que estou me empenhando no momento.
      Grande abraço.

  2. Gringo Starr disse:

    Boa tarde, o amigo faz para terceiros? Obrigado.
    Gringo Starr

  3. Amauri, tudo bom? Não consigo abrir o seu link com os modelos dos projetos. Será que vc poderia atualizar o link ou enviá-los para mim, por favor? Meu e-mail é: marianapithon@yahoo.com.br.
    Agradecida!

  4. Bernard Ramires disse:

    Esclarecedor!!!

  5. Jorge Penna. Está abrindo normal. Tenta aí. Outras pessoas também já abriram ambos os arquivos. Qualquer coisa me passa seu e-mail que eu te mando. Abraço.

  6. por MAF disse:

    Amauri, tudo bem? Não consigo abrir o seu link com o modelo do projetos. Será que vc poderia atualizar o link ou enviá-los para mim, por favor? Meu e-mail é: marjorie_sp@hotmail.com
    Obrigada

  7. marlucia disse:

    Amaury, também não consegui abrir. Será que pode me mandar?
    marlucia@liopino.com.br

  8. Ana Dias disse:

    Boa noite. Eu gostaria de solicitar também o envio dos arquivos ao meu email, visto que não consigo abrí-los pelo link. Meu email é anarpdias@yahoo.com.br

    Obrigada!

  9. Roberto disse:

    Boa tarde. Eu também não estou conseguindo abrir o link. Você poderia enviar para meu e-mail, por favor? Meu e-mail é smkstilo@gmail.com

  10. Geovaine de Oliveira disse:

    Olá Amauri, tudo bem!? Você tem algum modelo de projeto de livro pela lei Rouanet? Não Consegui abrir seu link. Obrigado.

  11. marcio disse:

    Boa noite…muito bom

  12. Mario Lago Braschi disse:

    Olá Amauri.
    Legal sua iniciativa de compartilhar o conhecimento. Tem como você me mandar por email também ? mariolagobr@hotmail.com
    A propósito, me informaram que agora você não precisa ir atrás de patrocinadores, pois sai de uma central de recursos. Procede esta informação ?
    Grato

  13. ana disse:

    amaury nao estou conseguindo abrir seu link da para mandar por e mail por favor

  14. Maurício Costa de MOura disse:

    Valeu Amigo Amauri pelas informações…

  15. Lucília disse:

    Obrigado por compartilhar essas informações.
    Não tive nenhum problema com o link…

  16. Ramos Filho disse:

    Olá!

    Quero agradecer-te, imensamente, pelo Modelo veiculado na Web, que muito poderá me ajudar com alguns Projetos que tenho em mente.

    Muito agradecido!

    Ramos Filho – Ator.

  17. Ola companheiro tenho um projeto com cunho evangélico tipo feira e musica gospel tem algum modelo nesse seguimento, ou algum que possa me basear….

    • Infelizmente não, amigo, mas, entre no site do MinC, que agora é tudo pela web e lá você pode ir preenchendo seu projeto e salvando, antes de encaminhar. Quando pintar uma dúvida, é só ligar pra lá que eles atendem rápido. Abraço e boa sorte.

  18. Sandey disse:

    Olá guerreiro!!
    Poderia mandar para meu email , algum modelo pra banda ??

    Muitoo obrigadooo!!

    sandey09@yahoo.com.br

  19. belizario caralo disse:

    ola boa noite gostaria mnuito de uma informaçao se puder me ajudar gostaria muito d saber se vc tem mais alguns modelos de projeto de captaçao de recursos tbm to começando agora na verdade to tentando desenvolver um trabalho aqui se vc puder me ajudar t agradeço muito se tiver e puder me enviar pro meu email bili_caralo @hotmail.com desde meu muito obrigado abraço

  20. belizario caralo disse:

    perdao e bily_caralo@hotmail.com obrigado desulpa

  21. Cleyton disse:

    Boa noite Amaury tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelas as informações que compartilhou, ajudou muito.

    Escrevi três roteiros (longa metragem) e resolvi criar uma empresa e produzir um longa, estou tentando utilizar a lei rouanet e LIC, somente que como sou marinho de primeira viagem, estou buscando conhecer pessoas que tem a experiencia e fui apresentado para uma diretor e atriz que está mais tempo no campo e ela não falou diretamente DESISTA mais falou indiretamente.

    Destacou que para utilizar a lei Rouanet precisa ser um produtor associado, que precisa ter experiencia, comentou que precisa de assinaturas de pessoas já com bastante experiencia e se não tem experiencia, nem passa na primeira bateria de análise da Ancine, falou que preciso contratar alguém para formatar o projeto, em resumo para quem está começando agora ela destacou que é muito difícil quase impossível, que muitas pessoas desistem por causa disse e que teria que gastar muito, você com sua experiência o que acha?

    Obrigado e boa noite

  22. Ivete Maria de Jesus disse:

    Boa noite, estamos iniciando um projeto mas falta verba, e em uma revista li sobre a lei e comecei a pesquisar, nosso projeto é um dvd musical, evangelico, com muitas musicas de uma pessoa q já gravou um cd e está preparando o segundo e uma história que vai derenrolando com músicas, danças, personagens caracterizados, estamos definindo se faremos com pessoas, crianças na maior parte ou se haverá somente ou intercalações de desenhos com as histórias e personagens, é uma história bem realista mas feita de uma forma bem atrativa para todos. Este projeto entraria na lei?Vamos valorizar nossa cidade .e região mostrando pontos turisticos e culturais tipo, praça, parques, riachos, teatros, bibliotecas. Grata pela atenção.

    • É possível sim, Ivete, claro. Tente fazer você mesma o projeto, preenchendo os requisitos através do site. Leia a Lei, se informe sobre dicas de como proceder. Ou você pode procurar alguém para elaborar e agenciar o projeto para você. Ele receberá 10% do montante, porém, isso já estará incluso no projeto, não sairá do seu bolso. Pode ser que a pessoa cobre para fazer o projeto. Abraço e boa sorte.

  23. Rosemari Luiz Pedroso disse:

    Olá Amauri,
    parabéns pelo trabalho que vc faz, é raro um profissional que se dispõe a isso.
    Vc poderia me indicar alguém que elabore esse projeto?
    meu e-mail: rosemaedoleo@gmail.com
    Abs/Rose

  24. well rodris disse:

    Querido será que você poderia me passar contatos de alguém que possa elabora o projeto pra mim ? Contatowellrodris@live.com Agradeço desde Já

  25. Gilvair gomes gracioso disse:

    como e que eu faço um projeto de passar fitas para dvd

  26. Sílvio disse:

    Poderia me mandar por e-mail? silviochalni@gmail.com

  27. Rachel disse:

    Olá Amauri!
    Você poderia mandar por email o formulário?
    Muito obrigada!

  28. Armando Machado disse:

    Oi Amauri, parabéns, teria como você me encaminhar por email por favor armandocmachado@gmail.com
    Abraço.

  29. Fabio disse:

    tenho um Grupo de Samba e Pagode,gostaria de elebarar um projeto para arecadar verbas para o mesmo,o que voce me sugere??

    • Fábio, veja se na Secretaria de Cultura de sua cidade se existe alguma Lei de Incentivo à Cultura. Se houver, veja o edital e procure um diretor de produção ou um produtor para fazer o projeto pra ti. Se não houver, tente a Lei Rouanet. Informações no site do MinC, conforme o artigo. Abração e boa sorte.

  30. Boa noite, Amauri
    Parabens pelo trabalho. Vou usar tentar fazer um projeto para gravação de um CD. Tenho uma pergunta muito prática e, caso você não possa me ajudar, ainda assim já serei muito grato. Só o fato de você disponibilizar os modelos e responder às perguntas das pessoas, como eu percebei, já é bastante. Lerei a lei logo que puder, mas gostaria de saber se a lei Rouanet dá ao proponente recurso financeiro, ou ela apenas representa um apoio oficial para que eu busque recursos nas empresas? Desculpe-me se minha pergunta é muito ingênua. Grande abraço. Adriano

    • Amauri, olá, eu cometi um errinho. Onde se lê: “Vou usar tentar fazer um projeto”, na verdade deve-se lê: “Vou tentar fazer um projeto”. Portanto, o verbo usar está sobrando. Valeu. Adriano

    • Oi Adriano, boa noite. Quando você inscreve um projeto na Lei Rouanet e ele é aprovado, você fica apto a captar recursos, ou seja, você tem que ir atrás do recurso. Somente empresas que declaram o Imposto de Renda na forma de Lucro Real é que podem patrocinar, as de Lucro Presumido, não. Elas podem patrocinar até 4% do IR devido. Se o seu projeto entrar no artigo 18 da Lei, é abatido em 100% no IR devido da empresa, porém, caso entre no artigo 23, esse percentual vai em torno de 60%. Se o seu Cd conter músicas com letras, ele entrará no 23. Se for música instrumental, entra no 18. Qualquer dúvida é só perguntar. Boa sorte.

      • Rosemarie Pedroso disse:

        Oi, os seus e.mails esto chegando pra mim,no sei porque,seria melhor vc rever o endereo do seu amigo.

        Em 7 de maio de 2013 20:32, “Voluntrios do exlio” escreveu:

        > ** > Amauri Martineli comentou: “Oi Adriano, boa noite. Quando voc inscreve > um projeto na Lei Rouanet e ele aprovado, voc fica apto a captar > recursos, ou seja, voc tem que ir atrs do recurso. Somente empresas que > declaram o Imposto de Renda na forma de Lucro Real que podem ” >

    • Oi Adriano, boa noite. Quando você inscreve um projeto na Lei Rouanet e ele é aprovado, você fica apto a captar recursos, ou seja, você tem que ir atrás do recurso. Somente empresas que declaram o Imposto de Renda na forma de Lucro Real é que podem patrocinar, as de Lucro Presumido, não. Elas podem patrocinar até 4% do IR devido. Se o seu projeto entrar no artigo 18 da Lei, é abatido em 100% no IR devido da empresa, porém, caso entre no artigo 23, esse percentual vai em torno de 60%. Se o seu Cd conter músicas com letras, ele entrará no 23. Se for música instrumental, entra no 18. Qualquer dúvida é só perguntar. Boa sorte…

  31. Moana de Lima e Silva disse:

    Oi, Amauri! Você tem algum exemplo de projeto para produção de livro? Poderia enviar para o meu e-mail?
    Obrigada,
    Moana.

  32. Sandro disse:

    Boa noite. Como vai Sr. Amauri?

    Por gentileza, gostaria de uma orientação, se for possível.
    Meu nome é Sandro. No ano de 2008, baixei inúmeros formulários do site do Ministério da Cultura para estudar e entender melhor a lei Rouanet, mas na época não tive muito tempo para fazer isso, mas o pouco que li, não interpretei direito. Eram emaranhados de arquivos, os quais eu não sabia qual era a ordem correta (inclusive vi que tenho formulários iguais aos que o Sr. forneceu para download – obrigado pela gentileza).
    Tenho alguns projetos de âmbito cultural. Para a realização dos mesmos, tenho vasto material, para realizar exposição fotográfica, publicação de revista, etc, etc. Projetos esses que não visam lucro e teriam acesso gratuito para o público alvo. Os gastos/investimentos, seriam apenas com a parte de produção. Meu lucro seria a inclusão dos meus honorários de criação somente, tais como fotografia, digitalização de imagem, tratamento de imagem, diagramação, finalização de arquivos, trabalho de pesquisa, criação de textos/redação.
    No caso, sou pessoa física. Mesmo assim posso participar? Encaminhar a documentação necessária e ter chances de aprovação? Os projetos são coerentes e tem cunho étnico local.
    Qual seria o procedimento? Preencher o formulário adequadamente, esperar a aprovação e, se aprovado, angariar o patrocínio das empresas?
    Obrigado pela atenção.
    Saúde e bom ânimo para o sr.

  33. Vanderson Vargsa disse:

    Amauri, Tudo Bem?

    Parabéns pela iniciativa. Hoje em dia são poucos que compartilham suas experiências para ajudar ao próximo.

    Você poderia me indicar alguém que elabore um projeto voltado para Teatro e Show´s?

    Faço algumas produções em minha região, Campinas/SP, porém para trazer alguns espetáculos/shows de renome tenho um pouco de dificuldade devido aos altos custos.

    Enfim, se não for incomodo, poderia me enviar algum contato por e-mail?

    ticoproducoes@gmail.com

    Desde já obrigado pela atenção.

    Abraço

    • Oi Vanderson. Entra no site do MinC, que está lá no artigo. É tudo on-line. Tenta fazer você mesmo. É bem simples. Eu mesmo que faço os meus. E outra, depois que você faz, o MinC, por e-mail, vai te dando as orientações aonde tem que completar, ou, se eles tiverem alguma dúvida, pedem para você explicar melhor ou anexar documentos. Boa sorte. Qualquer coisa me fala. Abração.

  34. Alvaro Leal disse:

    Olá Querido Bom dia, tentei abrir suas postagens porem nao obtive sucesso, o link está dando erro, sou diretor de uma cia de dança e esse ano quero me inscrever numa lei de incentivo local acho que os modelos que você postou seriam de grande valia para mim, por gentileza poderia envia-los para meu email: alvaro.b.leal@hotmail.com , aguardo ancioso pois esse material com certeza irá me ajudar!Deus te abençoe!

  35. Hilario disse:

    Bom dia meu amigo, gostaria de saber se para um projeto para um festival de musica de acordo com a Lei Rouanet é necessário colocar o valor do orçamento e o local onde será realizado o evento?

  36. Thiago disse:

    não consegui abrir também os arquivos.

    thiago.uab@gmail.com

  37. Rizzi disse:

    Eu tenho programa de tv, posso conseguir apoio para tv?

  38. william disse:

    Olá Amauri, parabenizo você pela presteza em esclarecer dúvidas de pessoas que, em tese, tem a intenção de fomentar a cultura no nosso país, área tão carente. Temos um Projeto e Gostaria que você me orientasse qual seria a melhor área para pleitearmos patrocínio (lei rouanet, editais de empresas, etc). O nosso projeto é denominado “Amostra Grátis” e tem com intuito proporcionar a cantores e banda da nossa cidade, um local, com sonorização adequada, para apresentação dos mesmos. As apresentações seriam em praças da cidade, sem onus para a banda/cantor, porém sem pagamento de cachê. O projeto seria para aquisição do equipamento de sonorização e divulgação do evento. Desde já fico grato.

  39. Nei disse:

    Amauri, por gentileza você poderia nos auxiliar nesta duvida: enviei projeto teatral e na resposta do item da planilha orçamentária – nos disseram que houve repetição. Pergunta: colocamos por exemplo umas 4 vezes referente a cenário por ter vários produtos, será que não pode repetir ? Por exemplo, tenho que colocar o material que vai ( estrutura, pano,etc) no painel, ou coloco painel sem detalhar o material ? Será que isso ? ….tem um modelo completo preenchida de planilha orçamentária, se puder me enviar agradeço. Grupo de teatro Gaia ( Nei e Dora)

  40. Samuel Hipólito disse:

    Olá Amauri,
    Por gentileza teria como me enviar o modelo de projeto que você tem?
    email: samukadejesus@hotmail.com

    Desde já agradeço.

    Abraço

  41. Ricardo Wolf disse:

    Olá Amauri,

    Parabéns pelos esclarecimentos e iniciativa.

    Eu também não consegui fazer o download no link.

    Caso possa me enviar: contato@motrizvideo.com

    Um abraço e obrigado,

  42. Eleildo disse:

    olá Amauri, Boa tarde. estou desenvolvendo uma coletanea de História em Quadrinhos em 4 volumes. A mesma narra momentos importantes da história de meu estado. Gostaria de saber esse material se enquadra na Lei Rouanet e Qual o tempo total de tramitação dessa lei no MInC.

    Grato e parabéns pela inciativa

  43. Prezado Sr. Amauri Martineli,

    Ótimo conhecer a forma com que trabalha e, parabéns por excelência.

    Um forte abraço,

    Bp. Heró Bezerra.

  44. Giovanni disse:

    Amauri,
    Parabéns pelo site, muito esclarecedor!!!
    Será que vc poderia me mandar os exemplos dos projetos? Também não obtive sucesso em baixa-lo.
    giovnribeiro@gmail.com

    Abs.

  45. Liege disse:

    Estimado Amauri ,
    Parabéns por estar ajudando a todos realizarem um sonho :))
    Estamos terminando de escrever um projeto cultural para a Copa do Mundo 2014 , mas gostaria de algumas orientações.
    Mesmo com uma assessoria jurídica prestada a nós, realmente, precisamos de informações mais objetivas com relação à proteção da idéia, de órgãos e/ou instituições como a de vocês , durante as nossas pesquisas vimos diversas contradições e seria muito importante ter um suporte mais concreto .
    O projeto envolve diversas áreas, especialmente, turística e cultural.
    Brevemente aqui e sem grandes detalhes, mas sim para seu melhor entendimento e direcionamento das suas respostas, serão gravados vídeos nas cidades sede da Copa do Mundo (por nós mesmas, criadoras do projeto) que irão contemplar informações relacionadas à dicas de viagens aos turistas em geral.
    Por nossa leiga experiência sabemos que uma idéia não pode ser registrada, a não ser que seja materializada . Já fizemos um vídeo aonde explicamos todo o projeto para termos pelo menos um respaldo que o projeto foi criado por nós mesmas . Também já temos o projeto escrito para apresentar para a Lei Rouanet , agora precisamos de vocês para orientar melhor quanto essa proteção .
    Qual associação poderia apoiar esse tipo de ação em relação ao seu registro ? Já escutamos diversas vezes que a Biblioteca tem toda a capacidade de nos proteger mas confessamos que não sabemos a melhor maneira de fazê-lo .

    Grata

    Um abraço !

    • Oi, esse post é de modelo de projeto que disponibilizei para facilitar as pessoas que pretendem fazer um projeto e não sabem como dar o primeiro passo. Na realidade, ele é muito antigo e precisa ser reformulado, uma vez que, agora, com o Novo Salic, as coisas mudaram. Em breve vou realizar uma postagem de modelo mais atual de projeto. Pois bem. O que você me pergunta eu realmente não sei responder, pois, você quer um registro de propriedade intelectual, no caso de um projeto. Quer registrar a ideia que você teve de realizar uma proposta cultural. Não sei se isso é possível. Acho que existem leis para proteção de marcas ou invenções, como por exemplo as industriais. Boa sorte e sucesso.

      • Liege disse:

        Ele é antigo mas está sendo de muita valia para todos nós :))
        Então , de acordo com as minhas pesquisas não se pode registrar nesses últimos mencionados :(
        Uma pergunta para você : quando você escreve um projeto , como você se protege ? não registra em lugar nenhum ? não seria arriscado que roubem a sua idéia ??
        Gentileza me mande um email privado ? :)
        Depois irei postar algumas sugestões para esse caso , estou trabalhando com os advogados para isso :)

        abraços !!

      • Então, Liege, eu, particularmente, não me preocupo se “roubarem” minha ideia. Tem uma frase assim: “As idéias são como pulgas, saltam de uns para outros, mas não mordem a todos”, de George Bernard Shaw. Acho que se for uma coisa legal, eu gostaria mesmo que ela fosse copiada. Abração.

      • Liege disse:

        Amauri ,
        Concordo até certo ponto , acho que a idéia é de direito do autor , depois que a mesma ganha corpo e é expressada para a sociedade, aí sim fica livre para outros :) afinal de contas as vezes ficamos 6 meses durante 16 horas trabalhando naquilo .
        De qualquer maneira já descobri tudo sobre a proteção e fica aqui o link do Ministério para os interessados .
        http://www2.cultura.gov.br/site/categoria/politicas/direitos-autorais-politicas/

        Abraços e boa sorte a todos !

  46. cristóvão disse:

    Amauri,
    Parabéns pela iniciativa, poderia me enviar via e-mail: cristovaovitalino@hotmail.com

    Obrigado!

  47. Eduardo Silveira disse:

    Parabéns Amauri pela iniciativa,

    Me ajude em uma dúvida, quando contratamos um consultor para apresentar o projeto, é obrigação dele também captar os recursos com as empresas, após a aprovação na Rouanet?

    Ou essa é uma responsabilidade do responsabilidade pelo evento?

    Desde já agradeço
    Abs
    Eduardo

    • Eduardo Silveira disse:

      Corrigindo: ou essa é uma responsabilidade do organizador do evento?

    • Não. Tudo depende da contratação antes. Você pode contratar alguém que faça a elaboração e o agenciamento do projeto, que inclui a captação e prestação de contas, além, é claro, da elaboração e apresentação do projeto junto ao MinC. O valor a ser pago para essa pessoa é de 10% sobre o valor total do projeto. No entanto, ela pode ter alguma outra função dentro do projeto e receber também. Abraço e boa sorte.

  48. Ana Flávia disse:

    Amauri eu quero cadastrar meu projeto na lei mais estou com algumas duvidas básicas e como você já fez isso poderia me esclarecer algumas coisas?

  49. Igor Collaro disse:

    Amuri não estou conseguindo abrir o link do modelo.
    Você me poderia mandar por e-mail igorcollaro@gmail.com
    Obrigado

  50. BOBY MELLO disse:

    Ola Amauri, eu não consigo abrir o link, é possível me mandar por email?
    bobymello@gmail.com OBRIGADO!!!

  51. Oi também não consigo acessar é possível enviar no andremachadoesilva@live.com

  52. Ola Amauri, não gostaria de te dar mais trabalho, mas o link realmente não quer abrir. Poderia enviar também para mim?
    wladsons@gmail.com
    grato pela atenção.

Deixe uma resposta

